Decisão

Empresas são inocentadas por acidente em voo que matou 228 pessoas

Queda de avião saindo do Rio para Paris ocorreu em 2009

A aeronave caiu no Oceano Atlântico
A aeronave caiu no Oceano Atlântico |  Foto: Divulgação/Aeronáutica
 

A Justiça francesa inocentou, nesta segunda-feira (17), a fabricante europeia Airbus e a companhia aérea Air France pelo acidente com o voo AF-447, que ao sair do Rio de Janeiro com destino a Paris caiu no Oceano Atlântico e matou as 228 pessoas a bordo, no dia 1º de junho de 2009. 

Dos 228 mortos, 216 eram passageiros e 12 tripulantes
  

As duas empresas eram processadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O tribunal, no entanto, decidiu quase 14 anos depois que apesar de cometerem "falhas", não se "pode demonstrar (...) nenhuma relação de causalidade segura" com o acidente.  As empresas se declararam inocentes. 

A Corte definiu que a Airbus foi "imprudente ou negligente" ao não mandar substituir os modelos das sondas "pitot", instrumento usado para medição de velocidade. Já a Air France cometeu "imprudência culposa", por causa da distribuição de uma nota informativa dirigida aos pilotos da companhia sobre a falha das sondas.

< MC Sabrina reaparece falando de shows após sumiço; confira Indígenas protestam contra construção de resort em Maricá <